Depois de receber o diagnóstico de câncer de mama, a informação mais esperada é com relação ao tratamento. Geralmente é o próprio médico quem faz a indicação dos próximos passos. Existem vários tipos de tratamentos para o câncer de mama que irão depender do tipo e do estágio da doença.
No caso do câncer de mama existem os tratamentos locais, como cirurgia e radioterapia, que tratam o tumor localmente, sem afetar o resto do corpo. Já os tratamentos sistêmicos utilizam medicamentos que podem ser administrados por via oral ou diretamente na corrente sanguínea para atingir as células cancerígenas em qualquer parte do corpo.
Dependendo do tipo de câncer de mama, diferentes tipos de tratamentos sistêmicos podem seu usados, incluindo quimioterapia, imunoterapia, hormonioterapia e terapia-alvo.
O tratamento do câncer de mama é feito por meio de uma ou várias modalidades combinadas. O médico é quem irá escolher o tratamento mais adequado de acordo com a localização, o tipo do câncer e a extensão da doença.
A lei nº 12.732, de 2012, estabelece que o paciente com neoplasia maligna tem direito de se submeter ao primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), no prazo de até 60 dias a partir do dia em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso.
É importante reforçar que, para que o prazo da lei seja garantido a todo usuário do SUS, é necessária uma parceria direta dos gestores locais, responsáveis pela organização dos fluxos de atenção. Estados e municípios possuem autonomia para organizar a rede de atenção oncológica e o tempo para realizar diagnóstico depende da organização e regulação desses serviços.
Nos últimos anos, a Pró-Femme realizou cerca de 15 mil biópsias percutâneas de mama e diagnosticou aproximadamente 5 mil novos casos de neoplasias mamárias, 23% deles na fase intraductal. Isso nos coloca ao lado dos principais centros de diagnóstico de doenças da mama no Brasil!
Os dados demonstram que estamos alinhados com nossa missão: oferecer um diagnóstico preciso e identificar as doenças mamárias em suas fases iniciais. Venha nos conhecer!