Apesar de ser um ato de amor entre mãe e filho, é importante tomar cuidado para não se machucar
A amamentação é um momento especial tanto para a mãe quanto para o bebê. Além dos benefícios que o leite materno fornece à criança, o momento também configura uma troca de afeto incrível entre os dois.
O leite materno é o melhor alimento para o desenvolvimento do bebê. Nele, é possível encontrar vitaminas, proteínas, cálcio, gordura e água. Através da amamentação, a mãe protege o bebê de doenças respiratórias, doenças crônicas, problemas cardiovasculares, diarreias, diabetes, hipertensão e osteoporose.
Entretanto, durante esse período é possível que ocorram lesões e rachaduras nas mamas que podem causar dor e desconforto às mamães, além de dificuldades na hora de amamentar o bebê.
Essas lesões mamárias tendem a ocorrer no início da amamentação, geralmente pelo posicionamento incorreto do bebê na hora de mamar. Portanto, é fundamental que as mamães estejam atentas e saibam como evitar esse incômodo. Confira algumas dicas.
Cuidados necessários durante a amamentação
As lesões e rachaduras não somente geram desconforto à mãe, mas também interferem na obtenção do leite pelo bebê. Logo, é necessário que a mamãe:
- Posicione o bebê corretamente durante a amamentação;
- Não lave o mamilo frequentemente: a água pode retirar a proteção natural da pele;
- Evite o uso de sabonetes, cremes, perfumes, loções ou qualquer produto químico nos mamilos. Esses produtos contribuem para o ressecamento dos mamilos, embora possam ser utilizados nas outras áreas do seio;
- Após a mamada, retire o peito do bebê com cuidado. Se o peito for retirado bruscamente, ou enquanto ele estiver dormindo, o pequeno pode mordê-lo por reflexo.
Como tratar a fissura ou lesão mamária
Caso a fissura já tenha aparecido, é recomendado continuar a amamentação normalmente e, depois que terminar o processo, passar o próprio leite sobre o mamilo e as auréolas, deixando-os secar ao ar livre. Caso o clima esteja frio ou úmido, é indicado utilizar uma fonte de luz ou calor para ajudar a secar. O colostro, ou leite materno, tem uma ação bactericida e hidratante, fundamental para manter os mamilos saudáveis e com boa cicatrização.
Como proteger os seios
Uma boa ideia para proteger os mamilos do atrito com a roupa é o uso de protetores de silicone. As conchas devem ter furos para garantir a ventilação dos mamilos e uma base de silicone para não machucar o seio. Já os bicos de plástico não são indicados. Segundo os médicos, além de não serem eficientes para evitar a fissura, atrapalham a pega do bebê, que pode passar a sugar menos leite.
Um fato interessante — e que poucas mães sabem — é que a amamentação pode ajudar a reduzir os riscos de câncer de mama e de ovário. Isso ocorre pelo fato de que a amamentação retarda a ovulação e, consequentemente, diminui o nível de hormônios no organismo. Estatisticamente falando, quanto maior é o número de ovulações, maior é o risco de ocorrer a formação de células mutantes pelos altos níveis de estrogênio a que são expostas.
Logo, fica provado o que já se sabe há muito tempo: a amamentação traz benefícios valiosíssimos tanto para os bebês quanto para as mães, mas atenção! Apesar de diminuir os riscos de desenvolver um câncer, ainda é importante se prevenir. Realize consultas médicas regulares e cuide de sua saúde.
Gostou das nossas dicas? Curta nossa página no Facebook e se informe mais sobre cuidados necessários para a saúde feminina.