Estar com a manutenção do corpo em dia é sinônimo de saúde e bem-estar. Isso porque, quando estamos com o organismo saudável, a energia aumenta e, consequentemente, a autoestima, motivação e também a disposição.
O corpo humano funciona como uma máquina: se soubermos cuidar bem dele com uma alimentação saudável, check-up médico em dia e atividades físicas regulares, as chances de ele funcionar corretamente, evitando doenças e baixa imunidade, são muito altas.
Apresentamos nesse texto alguns dos benefícios em estar em seu peso ideal. Confira:
Diabetes: Quem está acima do peso tem mais chance de desenvolver diabetes tipo 2, pois geralmente possui altos níveis de glicose no sangue. Essa doença pode causar uma série de complicações como infarto do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, amputações, cegueira e insuficiência renal.
Doenças cardiovasculares: Estar no peso apropriado aumenta os níveis de HDL (colesterol bom) e diminui a quantidade de LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos (gordura). Logo, há uma redução nos riscos de entupimento das artérias e, então, o organismo fica menos propício a desenvolver doenças cardiovasculares.
Disposição: Estar no peso adequado pode aumentar e muito a sua disposição! Isso acontece porque o organismo fica mais leve e reage melhor aos estímulos musculares e respiratórios.
Prevenção do câncer: Estar dentro da faixa de peso adequado minimiza a possibilidade do desenvolvimento de diversos tipos de câncer. Mulheres acima do peso possuem maior risco de terem câncer de mama, útero, ovário, cólon, vesícula biliar e cervical. Já os homens com sobrepeso estão mais propensos a desenvolverem câncer de cólon, próstata e reto. Ademais, o excesso de gordura favorece a ocorrência de inflamações, que bloqueiam as defesas do organismo contra as células tumorais.
O segredo para manter o peso ideal é reeducar-se, substituindo os hábitos que fazem mal à saúde por ações que contribuem com o bem-estar e bom funcionamento do organismo!