Você sabia que sintomas vasculares venosos aumentam no verão? Isso acontece porque com o calor, ocorre o processo de vasodilatação, em que os vasos sanguíneos dilatam-se e provocam uma sobrecarga nas veias dos membros inferiores.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), além de estar relacionado a sintomas como cansaço, sensação de peso na região, câimbras, dor e edemas, o fenômeno da vasodilatação ainda pode provocar o aparecimento de varizes e outros problemas circulatórios como edema linfático, insuficiência venosa crônica e trombose venosa profunda.
Cuidados
A hidratação é um dos principais cuidados na prevenção. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas favorece a desidratação. Portanto, se for ingerir bebidas alcoólicas, alterne com o consumo de água, água de coco, isotônicos ou sucos de frutas.
O aumento do peso também é um fator de risco, o que reforça a importância da boa alimentação. Evite comidas gordurosas e opte por saladas e carne branca.
A atividade física também é fundamental na manutenção da saúde vascular no verão, já que, além de auxiliar na perda de peso, faz com que o corpo se movimente, porém, evite se exercitar em horários de maior exposição solar. Se você fica sentado por muito tempo, é recomendado que se faça movimentos com as pernas. Já, se fica muito tempo em pé, não se mantenha parado e procure descansar quando puder.
Para evitar problemas dermatológicos e diminuir os efeitos da exposição ao sol, a hidratação também pode impedir o surgimento de fissuras na pele e,consequentemente, infecções. Se você já sofre com algum tipo de doença vascular, é importante, além de seguir as recomendações gerais de prevenção e procurar um médico especialista para evitar problemas maiores nessa estação do ano.