O exame de colposcopia tem como objetivo avaliar de maneira detalhada o trato genital inferior feminino, incluindo o colo do útero, canal vaginal e a vulva. Trata-se de um procedimento realizado a nível ambulatorial e rotineiramente em laboratório especializado.
O colposcópio é um equipamento dotado de lentes de aumento e foco de luz que permite que o médico ginecologista tenha uma visão direcionada e precisa durante o exame. Soma-se a isso a utilização de reagentes (corantes) que auxiliam na identificação de eventuais lesões e alterações do trato genital inferior.
Há inúmeras indicações para realização da colposcopia, sendo a mais comum a avaliação de uma paciente com resultado do exame de colpocitologia oncótica (Papanicolaou) alterado. Além disso, a colposcopia pode ser indicada em situações de alterações clínicas identificadas pela própria paciente ou durante a consulta ginecológica de rotina. Cita-se como exemplo a ocorrência de sangramento vaginal após relação sexual, presença de lesão do trato genital ao exame clínico, diagnóstico de infecção pelo vírus HPV ou mesmo a informação desse diagnóstico no parceiro (a) sexual.
A colposcopia também pode ser realizada em mulheres que já foram tratadas anteriormente por lesões do trato genital inferior, especialmente aquelas causadas pelo HPV. É o chamado exame de seguimento.
A colposcopia pode ser realizada em qualquer fase do ciclo menstrual, exceto nos dias de fluxo. A paciente deve evitar o uso de creme ou ducha vaginal e não deve ter relação sexual por ao menos 24 horas antes do exame.
No momento da realização do exame há uma explicação detalhada sobre a possibilidade do desconforto em função do posicionamento e do uso dos reagentes (corantes). Além disso, pode haver a necessidade de uma biópsia, quando uma alteração é detectada. A biópsia pode aumentar a sensação de desconforto e ter como consequência algum grau de dor pélvica e sangramento vaginal. Ambos os sintomas são controlados com os devidos cuidados do médico examinador e, rotineiramente, a paciente retorna às suas atividades diárias.
O tempo para a realização do exame é de aproximadamente 20 minutos. Quando não há necessidade de biópsia, o laudo é liberado imediatamente. Uma vez realizada a biópsia, há um prazo para a entrega do exame pela dependência do resultado do anatomopatológico à critério do laboratório de patologia de referência.
A Pró-Femme é uma clínica especializada e que tem atenção plena à saúde da Mulher. Dispõe de uma estrutura física e tecnológica de ponta e possui um equipamento de Vídeo Colposcopia que permite que as imagens obtidas pelo médico colposcopista sejam disponibilizadas com alta definição para a apreciação do médico solicitante e da própria paciente.
Esse recurso, somado à experiência e qualificação técnica do corpo clínico, possibilita segurança e qualidade às decisões médicas e condução clínica de cada uma das nossas pacientes. Conte conosco para realizar seus exames de maneira eficaz, humanizada e segura!