Quanto mais cedo diagnóstico do câncer é feito, mais eficaz pode ser o tratamento
Quando identificado ainda em estágio inicial, as chances de cura para o câncer de mama são superiores a 90%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 25% dos casos de câncer em mulheres são de mama. No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum. Ele corresponde, atualmente, a 28% dos novos casos a cada ano.
A maneira mais assertiva de se detectar precocemente é realizando exames com regularidade. Tudo começa com o autoexame e, para fazê-lo corretamente, é necessário seguir três passos principais que incluem:
- Fazer observação em frente ao espelho
- Palpar a mama de pé
- Repetir a palpação deitada
O autoexame deve ser feito uma vez por mês, 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação ou logo após ela.
Caso perceba alterações na mama, procure um ginecologista ou mastologista o quanto antes. É sempre importante lembrar que quanto mais cedo é feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura do câncer de mama.
A PRÓ FEMME DIAGNÓSTICOS, em uma importante parceria promovida junto à LIGA SOROCABANA DE COMBATE AO CÂNCER, está realizando 800 exames de Mamografia em pacientes que aguardam pelo exame na lista de espera da Rede Municipal de Saúde de Sorocaba. A ação teve início em 14 de maio e já realizou mais de 190 procedimentos desde então, conforme encaminhamentos regulados pela Secretaria Municipal de Saúde (SES).
A ProFemme possui mais de 10 anos de cuidados com a saúde da mulher. Saiba mais sobre nosso conteúdo acessando a fanpage!