Durante a gravidez, o ultrassom está entre os exames mais aguardados pelas gestantes e toda a família. Além de permitir um contato maior com seu filho e a construção de memórias durante a gestação, a ultrassonografia tem como principal objetivo avaliar a formação e o desenvolvimento do bebê.
A ultrassonografia morfológica, permite, quando realizada no momento adequado, avaliar as estruturas fetais e assim possibilitar a descoberta precoce de malformações e síndromes fetais, além de indicar condições de saúde que possam exigir uma investigação mais profunda, por meio de outros exames mais específicos, e um acompanhamento mais rigoroso da gestação.
Assim, se tratam de exames de imagem imprescindíveis, pois fornecem muitas informações para o adequado acompanhamento da gestação, proporcionando mais segurança para a mãe e para o bebê na hora do parto.
Quando fazer?
O ultrassom morfológico deve ser feito em dois momentos durante a gravidez: no primeiro trimestre, entre a 11ª e a 14ª semana e no segundo trimestre, entre 20ª e a 24ª semana.
No primeiro, o objetivo é avaliar três pontos principais: confirmar a idade gestacional por meio da medida do comprimento do bebê; avaliar as estruturas do bebê afim de detectar malformações precoces e graves e avaliar sinais ultrassonográficos das principais síndromes (sendo a Síndrome de Down a mais comum), dentre eles a avaliação da Translucência Nucal (que corresponde a medida líquido que fica na nuca do feto e que só é visível nessa etapa da gestação) e ainda avaliação do Doppler do ducto venoso e do osso nasal.
Já o segundo morfológico tem como principal objetivo avaliar as estruturas do bebê com bastante detalhes em busca de malformações. Por isso, é realizado com o bebê um pouco maior (20- 24 semanas) para poder avaliar com clareza os órgãos e o desenvolvimento fetal. Além disso, neste momento é possível determinar o risco de parto prematuro (antes de 37 semanas) pela medida do colo do útero via transvaginal.
Por serem exames importantes, específicos e detalhados, exigem que sua realização seja feita por um profissional qualificado, treinado e especialista em medicina fetal.
Na Pró-femme contamos com profissionais capacitados para a realização desse exame e com equipe e ambiente para tornar este momento único em sua vida.